Receitas de Molhos Refrescantes para a Salada
Os molhos para salada permitem a variação de sabores em um prato tão importante para os brasileiros.
Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Culinária, Saúde
As saladas já ganharam cadeira cativa na mesa dos brasileiros, com uma admiração que aumenta a cada ano. Ela não é só mais um prato comum dentre tantos por aqui, sendo que a salada acompanha como entrada uma série de refeições. Elas são os xodós de qualquer dieta que vise a perda de peso, já que possuem poucas calorias e levam muitas vitaminas e fibras. E com a onda alimentos saudáveis que invade o país através dos principais meios de comunicação e mídia do Brasil, a salada ocupa hoje lugar de destaque aos olhos do apetite nacional.
Mesmo assim, pouca gente consegue comer a salada crua e sem qualquer acompanhamento, e por esse motivos os molhos para salada são tão importantes. Eles deixam as saladas mais gostosas, e fazem com que seja possível sair do tédio mesmo comendo salada todos os dias. É preciso apenas que se escolha o molho com cuidado, já que alguns são bastante calóricos e não são indicados para dietas ou para uma alimentação que busque de forma mais efetiva o equilíbrio do organismo. Mas como existem muitas opções, basta escolher!
Vinagrete
Esse é um dos molhos mais comuns entre os brasileiros, e que tem como característica ser muito saudável também. Fácil de preparar, deixa a salada mais apetitosa para todos na família.
Ingredientes:
- Azeite de Oliva
- Alho
- Endro
- Balsâmico
- Vinho Tinto
- Limão
- Manjericão
Molho de iogurte com cheiro verde
Esse é um molho também bastante popular, por ter um gosto mais característico e por não ficar muito salgado.
Ingredientes:
- Cheiro Verde
- Mostarda
- Vinagre
- Iogurte natural
- Sal
Molho de Hortelã
Esse é um dos mais saborosos molhos, mas é uma opção mais calórica por contar com iogurte e maionese ao mesmo tempo.
Ingredientes:
- Maionese
- Iogurte
- Hortelã picada
- Suco de limão
- Sal a gosto
Asiático com gengibre
Completamente diferente de todos os que estamos acostumados, principalmente pela presença do shoyo e do gengibre, esse molho pode fazer qualquer um virar fã de salada. Além disso, conta com o gengibre, que é termogênico e pode ajudar na perda de peso em qualquer programa alimentar.
Ingredientes:
- Cenoura descascada
- Vinagre de maçã
- Vinagre de vinho branco
- Óleo de gergelim
- Shoyu Light
- Mostarda
- Gengibre fresco ralado
- Cebola picada
Molho Russo
Com toques leves que fazem toda a diferença, esse molho é muito utilizado em restaurantes e lanchonetes, por ser fácil de fazer e também muito barato. E no final, deixa a salada deliciosa.
Ingredientes:
- Maionese
- Suco de limão
- Ketchup
- Açúcar
- Pimenta do reino
- Sal a gosto
Há ainda a possibilidade de você criar o seu próprio molho para saladas. Tente os descritos acima, e veja quais sabores agradam mais a você a à sua família, para poder criar um molho personalizado para quem você ama. Molhos não são difíceis de confeccionar, o cuidado deve estar apenas na quantidade de elementos calóricos ou que proporcionam a retenção de líquidos, como a maionese, o sal e o shoyu. Se qualquer coisa der errado e o molho não ficar como você esperava, apele para o limão e sal, que com certeza todo mundo ficará feliz e muito mais saudável.