MBA x Pós Graduação

Qual escolher: Pós Graduação x MBA ?

Artigo publicado por Maria nas categorias: Cursos, Dicas, Variedades

Investir em estudos é essencial no mercado de hoje. Não basta mais ter uma graduação, precisamos nos qualificar e continuar progredindo em nossos estudos. Por isso, muitos recém-formados, ou mesmo profissionais que já estão no mercado há muito tempo, mas precisam se desenvolver, ficam em dúvida sobre qual é o seu próximo passo. A maioria fica em dúvida se faz um MBA ou uma Pós Graduação, sem saber muito bem o que cada um oferece, quais as vantagens e desvantagens de cada um. Muitos sequer sabem qual a diferença entre os dois.

A seguir, iremos comparar as duas opções, com suas vantagens e desvantagens para ajudar a escolher.

Diferenças

Primeiro, é bom saber no que consiste uma Pós-Graduação e no que consiste um MBA. A Pós-Graduação, por exemplo, pode ser Lato Sensu ou Stricto Sensu. A primeira é uma especialização que visa aperfeiçoar técnicas e conhecimentos de uma área específica. Em sua maioria, a especialização é direcionada para o mercado de trabalho e é bem prática.

MBA x Pós Graduação

 

A Pós-Graduação Stricto Sensu é uma pós acadêmica, que pode ser mestrado ou doutorado, e é mais voltado para quem quer ser pesquisador ou seguir carreira acadêmica. A Stricto Senso exige uma dedicação e aprofundamento muito maior do aluno do que a Lato Sensu.

O MBA já é um termo que nasceu nos Estados Unidos e significa Master Business Administration; ela é uma espécie de Pós-Graduação Lato Sensu para negócios e gestão empresarial. Os MBAs são muito descaracterizados no Brasil e é melhor fazer intercâmbio para ter um bom MBA. Para fazer um MBA no exterior, porém, você precisa de testes de inglês como o TOEFL para poder ingressar nas universidades estrangeiras.

Então, é óbvio que, se você for escolher entre um MBA e uma Pós-Graduação, você deve ter em mente sua área específica e o que quer para seu futuro.

Compare!

Pós Graduação Lato Sensu Pós Graduação Stricto Sensu MBA
Conhecimento mais aprofundado Conhecimentos específicos voltado a uma área específica Conhecimentos específicos voltado a área de negócios e gestões
Feito em uma Universidade Pode ser feito em Universidade ou outras instituições educacionais Melhor feita em instituições especializadas em MBA e de renome internacional
Pode ser feito no Brasil, mas há muitas boas oportunidades de bolsas no exterior Pode ser feito no Brasil, pode-se encontrar boas instituições educacionais no exterior, mas o ideal é fazer algo mais prático e em contato com seu mercado de trabalho Melhor feito no exterior através de intercâmbio, as instituições brasileiras não são tão boas em MBAs como as americanas e inglesas, por exemplo
Tem bastante peso, ter o título de Mestre ou Doutor dá um grande up na sua carreira A especialização não tem tanto peso quanto o Mestrado e Doutorado, mas ajudam muito na experiência e nas técnicas referentes à sua área. Melhor opção para quem quer não ficar para trás no mercado de trabalho. Muito específico para o mundo dos negócios, dá status no currículo se feito no exterior ou em instituições de maior peso.

 

>